09 de Janeiro de 2025
09 de Janeiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Fatos de Brasília Terça-feira, 30 de Julho de 2024, 08:30 - A | A

Terça-feira, 30 de Julho de 2024, 08h:30 - A | A

bandeira verde

Energia elétrica vai ficar mais barata em agosto; confira

Isso significa que não haverá cobrança extra na conta de luz

Lucione Nazareth/Fatos de Brasília

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que irá adotar a bandeira tarifária verde em agosto. Desta forma, as contas de energia elétrica no mês não terão custo extra.  

Neste mês de julho a bandeira foi amarela, devido à previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano e à expectativa de crescimento no consumo.  

Contudo, a Aneel informou que o volume de chuvas na região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto.  

Lembrando que o sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 e indica aos consumidores o custo da geração de energia elétrica no país. Ele se baseia em fatores como disponibilidade de recursos hídricos e utilização de termelétricas. 

Leia Também - Rafaela Fávaro é confirmada como vice na chapa do pré-candidato Lúdio Cabral

Nota Aneel 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (26/7) que a bandeira tarifária será verde em agosto. Com a sinalização, as contas de energia elétrica dos consumidores não terão custo extra neste próximo mês.

O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou que “no final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”.

Depois do mês de julho com bandeira amarela, a bandeira tarifária voltou a ser verde para o mês de agosto, devido às condições favoráveis para a geração de energia elétrica no País. A bandeira verde permaneceu verde por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Com as bandeiras tarifárias, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.

A ANEEL reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760