O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira (08.01) que a democracia brasileira não surgiu por “milagre”, e que ela está na capacidade do povo de desenvolver e manter uma sociedade mais justa, igualitária, fraterna e solidária. A declaração ocorreu ao participar de cerimônia em memória dos episódios ocorridos em 8 de janeiro de 2023.
Lewandowski disse que, mesmo com os avanços trazidos pela Constituição, a democracia não pode ser tratada como um “valor dado ou uma benesse de tempos tranquilos”.
“A democracia não é um valor dado, uma benesse de tempos tranquilos. A democracia brasileira não foi uma concessão, não surgiu por um milagre. Ela é fruto de uma luta histórica, travada por brasileiros e brasileiras que se opuseram há décadas de autoritarismo”, declarou o ministro.
No discurso, ele fez questão de lembrar que a Constituição de 1988 e que a essência da democracia está na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.
“A verdadeira essência da democracia que estabelecemos a duras penas no país está em nossa capacidade de desenvolver e manter uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais fraterna e mais solidária, como previu o Constituinte de 1988”, finalizou o ministro.
Ricardo Lewandowski, ministro do @mjspgov, durante cerimônia em memória aos episódios ocorridos no 8 de janeiro de 2023 e em defesa da democracia e reforça a importância da democracia para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
— Governo do Brasil (@govbr) January 8, 2025
????Digital/PR pic.twitter.com/FkEhS8sVmb
Leia Também - Lula faz discurso em defesa da democracia: “Democracia para poucos, não é democracia plena"