Os candidatos faltosos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão solicitar a reaplicação da prova entre os dias 13 e 17 deste mês.
De acordo com os dados do Ministério da Educação, ao todo 63.924 mil moradores de Mato Grosso se inscreveram para realizar o exame, sendo que 19,4 mil mato-grossenses (30,4%) se ausentaram no primeiro dia de aplicação das provas – realizado no último domingo (05). O Estado ficou acima da média nacional que foi de 28,1%.
Leia Mais - Em MT, mais de 19 mil pessoas não comparecem no primeiro dia de provas do Enem
A pasta informou que o pedido de reaplicação da prova de ser realizado por meio da Página do Participante e precisa se enquadrar nas condições elencadas no edital do Enem, como por exemplo candidatos que foram afetados por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação.
A regra vale também para aqueles que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.
Quem faltou por sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital, como Covid-19, tuberculose, influenza e sarampo, também poderá entrar com o pedido. Neste caso, a solicitação de reaplicação deve ser acompanhada por documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente pelos aplicadores.
Importante destacar que segundo o Ministério da Educação, caso o estudante tenha comparecido a apenas um dia, será considerado ausente no outro e terá as notas divulgadas no boletim de desempenho individual. As pontuações, no entanto, servirão apenas para autoavaliação de conhecimento.
O Enem começou a ser aplicado no último domingo (05), quando foi realizado o exame de linguagens, ciências humanas e redação. No próximo domingo (12.11), acontece a segunda etapa do exame, com questões sobre matemática e ciências da natureza. A ordem será a mesma no dia da reaplicação, marcada para 12 e 13 de dezembro.