A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária neste mês de setembro vermelha nível 2, o que vai resultar em aumento de R$ 7,87 a cada 100 kW/h nas tarifas dos consumidores. A última vez que a conta de luz teve bandeira vermelha foi há 3 anos, em agosto de 2021.
Com a bandeira vermelha nível 2 em vigor, a Aneel recomenda que os consumidores fiquem atentos ao uso responsável da energia elétrica.
A bandeira de energia estava verde em agosto. Em julho, tinha ficado no patamar amarelo, e antes disso, o patamar sem cobrança adicional, bandeira verde, ficou em vigência por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país, com bons níveis das hidrelétricas.
A Aneel explicou, em nota, que as condições para geração de energia estão menos favoráveis por causa do agravamento do período seco. A autarquia afirmou que há previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano (em cerca de 50%), assim como existe expectativa de crescimento do consumo de energia nesse período, e por isso houve adoção da bandeira vermelha.
“Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao inverno com temperaturas superiores à média histórica do período, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, disse a Aneel.
Leia Também - Governo de MT contrata escritório por R$ 100 mil apenas para importar roda gigante chinesa