A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realiza audiência pública nesta segunda-feira (11.12), às 14h, para discutir a perícia criminal na investigação e prevenção dos feminicídios. O evento faz parte da campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher".
O requerimento de audiência pública foi apresentado pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF). Segundo a deputada, embora a Lei Maria da Penha assegure o direito a viver sem violência, o Brasil segue como 5º país do mundo em feminicídios, um índice 48 vezes maior do que no Reino Unido e 24 vezes maior do que na Dinamarca.
“No Brasil, 1,4 mil mulheres foram assassinadas em 2022 pelo simples fato de serem mulheres, uma média de um assassinato a cada seis horas, o maior número desde que a Lei do Feminicídio passou a vigorar, em 2015”, cita trecho do requerimento.
Entre os convidados, consta a vice-presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Erica Brito de Oliveira. Ela irá discutir importância de perícia criminal na investigação e prevenção dos crimes de feminicídio. “Sua atuação contribui não apenas para a punição de criminosos, mas também para a prevenção, ao criar um ambiente de responsabilização e desencorajamento de atos de violência contra as mulheres.”
Leia também: Idoso pede socorro após poste de energia cair em portão e casal ficar preso em residência de VG