A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) criou um grupo de trabalho para elaborar estudos e monitoramento das estruturas de proteção contra enchentes no Rio Grande do Sul. A medida consta no Diário Oficial da União (DOU) que circula nesta quarta-feira (29.05).
O grupo terá como função a identificação, promoção e execução dos estudos hidrológicos de caracterização dos eventos e estudos para o planejamento e a segurança de infraestruturas de reservação e de proteção de cheias no Rio Grande do Sul, em especial para os esforços de reconstrução, recuperação e realocação de infraestruturas danificadas.
Além disso, terá nas atribuições a elaboração de um relatório com diretrizes para melhorar o enfrentamento das cheias na região, inclusive com a atualização da vazão dos principais rios.
As ações são divididas em quatro eixos: estudos e modelagens hidrológicas; segurança das infraestruturas; monitoramento hidrometeorológico; e prevenção de riscos de cheias.
O grupo será composto por servidores da ANA, representantes de universidades federais como Universidade de Brasília, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, a Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre, e do US Army Corps of Engineers (em tradução livre, Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos).
Leia Também - Governo Lula publica decreto que regulamenta fiscalização de produtos animais; veja o que muda