O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou com uma comitiva, nesta quinta-feira (02.05) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para acompanhar a situação dos municípios gaúchos atingidos por fortes chuvas que já deixaram 13 mortos e 21 desaparecidos.
O governador Eduardo Leite (PSDB) declarou que "não é momento apenas de sobrevoos" e que é necessário uma "articulação para mais absoluta perfeita sintonia" entre as ações do Governo Federal, principalmente as Forças Armadas, e o Estado.
A fala de Leite ocorreu poucas horas antes de Lula chegar na cidade de Santa Maria. O presidente fará um sobrevoo no local e depois fará uma reunião com o governador.
“Nós vamos colocar quantos homens forem necessários para ajudar. Não há limite de pessoas para a gente mandar”, afirmou o presidente, em conversa telefônica com Eduardo Leite na quarta-feira (1º).
Comitiva do presidente no RS
Lula chega ao Rio Grande do Sul junto dos ministros Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades), Rui Costa (Casa Civil), Paulo Pimenta (Secom).
O comandante do Exército, general Tomás Paiva, e o chefe do gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares, também estão na comitiva do presidente.
Leia Também: CGU aponta que INSS pagou R$ 193 milhões a 17 mil mortos