Amália Barros, que morreu no último fim de semana após complicações causadas por um nódulo no pâncreas, foi homenageada pela Câmara dos Deputados nessa quarta-feira (15.05) e teve seu nome incluído para Prêmio Brasil Mais Inclusão.
Com o nome: “Deputada Amalia Barros ao Prêmio Brasil Mais Inclusão”, a premiação será concedida para as empresas e pessoas físicas que tenham se destacado na área de inclusão de pessoas com deficiência. O prêmio é entregue sempre no mês de setembro, quando se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência ou na semana de dezembro em que se comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
O projeto com a inclusão do nome de Amália Barros foi de autoria do deputado Abilio Brunini (PL). “Ela será a referência para homenagear as pessoas com deficiência. E ela lutou por ser reconhecida como pessoa com deficiência”, disse o parlamentar ao lembrar da colega de parlamento.
O texto estabelece que o prêmio continuará com as mesmas regras atuais, podendo ser concedido inclusive a entes federados com trabalhos ou ações a serem avaliados por um conselho deliberativo.
“A indicação dos candidatos ou das candidatas à Comenda Amália Barros poderá ser feita por qualquer Deputado e Deputada e deverá ser encaminhada à Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência acompanhada de justificativa circunstanciada, relacionando os méritos da iniciativa”, diz trecho do projeto.
Leia Também - Crise estremece política interna do Ministério Público de Mato Grosso; entenda