O ex-ministro da Casa Civil no primeiro governo Lula, José Dirceu, afirmou nesta quinta-feira (25.01) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode lançar a esposa, Michelle Bolsonaro, como candidata à Presidência da República em 2026.
Dirceu que é filiado ao PT, disse que não se deve subestimar o potencial de Michelle como candidata e a força política do ex-presidente. Ele citou como exemplo o fato de que Bolsonaro elegeu senadores e o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) como governador de São Paulo no ano passado. As declarações foram feitas durante entrevista à CNN.
“Eu não subestimaria a Michelle como candidata, porque o Bolsonaro tem uma natureza duma força, o Bolsonaro elegeu senadores, o Tarcísio foi eleito [governador] em São Paulo”, disse Dirceu.
No entanto, Dirceu questiona se partidos tradicionais e com força no Congresso apoiariam a candidatura de Michelle Bolsonaro.
“Mas precisa ver quais partidos vão com Bolsonaro. Será que o PL, o PP, o PSD, o União Brasil vão junto? É muito improvável que isso aconteça. Então também não é tão simples”, emenda Dirceu.
Dirceu também avaliou ser necessário que a esquerda permaneça unida diante dos movimentos da oposição.
"Nós precisamos manter o Brasil, um projeto para o Brasil, uma coisa ampla, que envolve setores empresariais, que a gente consiga, principalmente, envolver a juventude brasileira, as classes médias, os empreendedores brasileiros", finalizou.
Leia Também: STF dá prazo de 7 dias para Governo de MT alterar Lei do "Transporte Zero"