O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome informou que a partir desta terça-feira (02.01) beneficiários do Bolsa Família que tiverem alguma inconsistência de dados do CPF (Cadastro de Pessoa Física) no CadÚnico (Cadastro Único) podem perder o benefício social.
Segundo a pasta, a medida tem como objetivo assegurar o pagamento do benefício apenas para aqueles que cumprem rigorosamente os critérios estabelecidos. Caso a situação não seja resolvida em até seis meses, os benefícios são cancelados.
O Ministério afirmou que as famílias que estejam com alguma irregularidade no cadastro serão avisadas sobre a situação do CPF e como regularizar a situação. A notificação será reforçada por mensagens enviadas por meio do extrato de pagamento dos benefícios, nos aplicativos do programa Bolsa Família e do Caixa Tem. Mas, também é possível checar a sua situação do CPF da seguinte maneira:
acesse o site da Receita Federal;
clique em "Consultar CPF";
insira o número do documento e a data de nascimento do titular;
clique em "Consultar", gerando o comprovante de situação cadastral do CPF.
Após consultar, se necessário, faça a regularização junto ao fisco. Após isso é necessário atualizar o CadÚnico também para voltar a receber o benefício - atendimento presencial em uma unidade do CRAS.
Leia Também - Deputados retornam atividades para votação das contas de Governo e LOA de 2024