A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou nesta segunda-feira (08.01) que as instituições financeiras deixarão de oferecer DOC (Documento de Ordem de Crédito) para pessoas físicas e jurídicas no próximo dia 15 de janeiro.
“A data máxima de agendamento do DOC é 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente. Também encerra no dia 29/02 o prazo para os bancos processarem os agendamentos enviados pelos clientes”, diz trecho de nota enviada pela Febraban.
Segundo a instituição, o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos, principalmente após o lançamento do PIX, em novembro de 2020.
Além do DOC, serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.
“Tanto na TEC quanto no DOC o valor máximo das transações é de até R$ 4.999,99, que pode ser agendado para beneficiar outra conta, inclusive de um banco diferente. As movimentações feitas por meio do DOC são efetivadas um dia depois de o banco receber a ordem de transferência, enquanto a TEC garante a transferência de recursos até o final do mesmo dia em que foi dada a ordem”, diz outro trecho da nota.
Leia Também - Carreta carregada com madeiras tomba embaixo de viaduto em VG