21 de Setembro de 2024
21 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Fatos de Brasília Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023, 14:13 - A | A

Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023, 14h:13 - A | A

deu no O GLOBO

Auditoria do TCU propõe que Bolsonaro devolva joias e pistola em 15 dias

Auditores sugerem que joias, armas e outros itens estejam em posse da Presidência

Lucione Nazareth/Fatos de Brasília

A equipe técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) elaborou relatório sugerindo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja obrigado a devolver, em 15 dias, todos os objetos que recebeu em agendas oficiais e em viagens internacionais durante seu mandato e que não foram registrados no acervo da Presidência. A informação é da colunista Bela Megale, do jornal O Globo.  

De acordo com a colunista, o relatório técnico foi encaminhado aos ministros da TCU na última semana.  

“Ao ex-presidente da República, Sr. Jair Messias Bolsonaro, que, no prazo de 15 dias, entregue à Presidência da República, todos os itens de seu acervo documental privado, bem como os objetos recebidos a título de presentes em função da condição de Presidente da República, que não foram devidamente registrados no sistema”, diz trecho do relatório.  

Bolsonaro é investigado por joias e outros presentes de alto valor que recebeu quando ocupou o Palácio do Planalto, de 2019 a 2022. No processo consta um conjunto de itens como colar, anel, relógio e um par de brincos de diamantes, avaliados em R$ 5,1 milhões, que Jair Bolsonaro tentou trazer ilegalmente ao Brasil e estão sob custódia da Caixa Econômica Federal.  

Segundo a publicação, os auditores do TCU sugerem que a Caixa devolva os presentes a Bolsonaro para que ele entregue pessoalmente os itens à Presidência da República.  

Além disso, o documento consta que a pistola e o fuzil que o ex-presidente recebeu de presente do regime dos Emirados Árabes, devem ser entregues pela Polícia Federal diretamente à Presidência.

Leia Também - Confira a lista dos 40 contemplados do residencial de VG para entrega de documentação nesta terça (05)

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760