Parlamentares da oposição se reuniram nesta quarta-feira (31.01) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para pedir prioridade em diversos projetos sobre as competências do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as pautas, está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue o foro especial em casos de crimes comuns.
Aprovada no Senado em 2017, a PEC 333/17 aguarda votação na Câmara dos Deputados. O texto propõe que deputados, senadores, ministros de Estado, governadores, entre outras autoridades, sejam julgados por crimes comuns na primeira instância da Justiça, e não pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A reunião com Pacheco foi motivada pelas recentes operações da PF, autorizadas pelo STF, que tiveram como alvo o líder da oposição na Câmara, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), e o deputado e ex-diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Alexandre Ramagem (PL-RJ).
Durante a reunião, os parlamentares da oposição pediram que Pacheco articule com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que a PEC seja pautada o mais rápido possível.
Leia Também: Lula cria secretaria para fiscalizar apostas esportivas