Os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) votam, na manhã desta terça (07.11), a reforma tributária (PEC 45/2019), cujo objetivo é simplificar o sistema tributário, consolidando cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) em três: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).
O texto recebeu mais de 771 emendas, das quais 247 foram acatadas. Segundo a assessoria de Braga, a maior dificuldade nesse processo se deu na realização dos ajustes de redação no texto.
A aprovação da reforma tributária em 2023 é a prioridade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente se reuniu com líderes partidários da base do governo no Senado na noite desta segunda-feira (06), para traçar estratégias finais para a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma tributária, a PEC 45/2019.
A tendência é que a proposta seja votada no colegiado ainda nesta terça e siga para o plenário no mesmo dia ou na quarta-feira, 08.
Acompanhe ao vivo a votação