A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nessa terça-feira (24.09) a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso de todos os lotes de azeite de oliva das marcas Serrano e Cordilheira, assim como de lote de coco ralado da empresa Coco e Companhia.
Segundo a Anvisa, os azeites eram importados e distribuídos por empresas não reconhecidas oficialmente, em violação às normas sanitárias brasileiras.
“Importação e distribuição dos produtos; Azeite de Oliva - marca Serrano, extra virgem 0,5% de acidez; e Azeite de Oliva - marca: Cordilheira, extra virgem 0,5% de acidez; por estabelecimentos desconhecidos no país”, diz trecho extraído da decisão.
Já o lote de coco ralado, conforme a decisão da agência, foi verificada a presença de dióxido de enxofre acima do permitido após testes no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal.
“Considerando o resultado insatisfatório no ensaio pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 537.1P.0/2024, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal, infringindo o Artigo 4º e Anexo III da Instrução Normativa - IN nº 211/2023 e inciso IV do art. 48 do Decreto-Lei 986/1969; tendo em vista o inciso XV, art. 7º da Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999 e o art. 9º da Resolução da Diretoria Colegiada-RDC nº 655, de 24 de março de 2022”, sic decisão.
Leia Também - Juiz afirma que Estado foi inerte ao não denunciar esquema na Sefaz e arquiva ação