A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nessa quarta-feira (18.09), por unanimidade, instrução normativa que estabelece a atualização da composição de vacinas contra a Covid-19.
Segundo a relatora da matéria, a diretora Meiruze Sousa Freitas, a medida é uma forma de evitar o aumento da circulação de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 pelo país.
"O cenário global sublinha a importância de continuarmos atualizando as vacinas contra a Covid-19, especialmente diante das variantes emergentes, que colocam em risco a efetividade das vacinas originais”, disse Meiruze.
Ela também lembrou que a infecção pelo vírus Sars-CoV-2 pode variar de assintomática a formas leves, mas que em muitos casos, especialmente em indivíduos vulneráveis, como idosos ou pessoas com comorbidades, pode evoluir para complicações graves.
“Por isso, a vacinação permanece como a estratégia mais segura e eficaz para evitar hospitalizações, reduzir a mortalidade e prevenir danos de longo prazo à saúde, como a síndrome pós-Covid”, concluiu.
A proposta normativa inclui ainda a resolução da diretoria colegiada e a instrução normativa que tratam das atualizações das vacinas, estabelecendo critérios claros e eficientes para atualização dos imunizantes, de forma alinhada com as diretrizes internacionais e a evolução do cenário epidemiológico.
Leia Também - Governador admite "falha no sistema" por conta de ligação dentro do presídio que mandou matar candidata