O União Brasil elegeu nesta quinta-feira (29.02) o advogado Antônio Rueda como novo presidente do Diretório Nacional. A eleição marca o fim do mandato do deputado federal pernambucano, Luciano Bivar no União Brasil. Ele assumiu o comando do União Brasil após a fusão do PSL e do DEM, em 2021.
Além de Rueda, foram eleitos como novos membros do Diretório Nacional o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, atual presidente estadual do partido, o senador Jayme Campos e o deputado federal Fabio Garcia. Os representantes de Mato Grosso também passam a integrar a Comissão Executiva Nacional do União Brasil, responsável por tomar decisões sobre diversos aspectos da administração partidária.
Durante o processo eleitoral, Luciano Bivar tentou suspender a eleição do partido, publicando um edital nesse sentido. No entanto, o então vice-presidente Antônio Rueda revogou a suspensão após uma reunião da comitiva do partido na sede, decidindo pela continuidade da eleição para a presidência do União Brasil.
A tentativa de Bivar de permanecer na presidência do partido foi criticada pelo senador Efraim, que considerou lamentável a atitude. Ele destacou que a maioria absoluta da executiva apresentou recurso, assegurando que a convenção ocorresse conforme o edital, elegendo Antônio Rueda como presidente e Acm Neto como vice-presidente.
“Isolado na presidência do União Brasil, lamentável a tentativa desesperada de Luciano Bivar em tentar adiar a Convenção, mas a maioria absoluta da executiva apresentou recurso e a convenção segue conforme o edital, para eleger Antônio Rueda Presidente e Acm Neto vice-presidente.”