Pesquisa datafolha divulgada nesta sexta-feira (22/03) indica que 58% do eleitorado brasileiro é contra a proibição da reeleição para prefeitos, governadores e presidente. O tema está em debate no Senado, mas não há consenso entre os congressistas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já se manifestou contrário à proposta, enquanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defende a sua votação ainda neste semestre.
Pela proposta em análise no Senado, com o fim da reeleição, os mandatos de presidente, prefeito, governador, deputado estadual, deputado federal e vereador passarão a ter cinco anos, em vez dos atuais quatro. Já o dos senadores passaria de oito para dez anos. A possibilidade de concorrer a um novo mandato continuará aberta aos que exercem cargo no Legislativo.
Leia Aqui: Senado pode aprovar fim da reeleição com mandato de 10 anos para senadores
Para o presidente Lula, não é possível cumprir todos os compromissos eleitorais e fazer transformações profundas em quatro ou cinco anos. Pacheco defende, além do fim da reeleição e do aumento dos mandatos, que as eleições sejam coincidentes, em vez de dois em dois anos.
Na avaliação de Pacheco, os mandatários assumem pensando na reeleição, o que, na opinião dele, é prejudicial para o país, assim como a realização de eleições a cada dois anos.
O apoio à reeleição é maior entre aqueles que se declaram “muito” ou “um pouco” petistas. Nesse grupo, o índice dos defensores do direito à disputa de um novo mandato é de 67%. Já entre os que se identificam como bolsonaristas, esse percentual fica em 54%.
Eleitores de 16 a 24 anos são os mais entusiasmados no apoio, com 71%, enquanto 47% dos mais velhos defendem o fim da possibilidade. Defendem mais a reeleição os menos instruídos (61%) e os mais ricos (62%). O Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 147 cidades do país nos dias 19 e 20 de março.
O Datafolha fez 2.002 entrevistas presenciais em 147 cidades do País entre os dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.