Funcionários denunciam que as unidades de saúde de Várzea Grande estão sendo assaltadas constantemente nos últimos meses, fato que vem prejudicando o atendimento aos pacientes do município.
De acordo com os servidores, que não quiseram se identificar temendo represálias, nos últimos meses a Unidade Básica de Saúde da Cohab Cristo Rei e o Posto de Saúde da Família (PSF) do Jardim União, foram “alvos” de criminosos e tiveram várias equipamentos levados.
No mês de dezembro, a unidade da Cohab Cristo Rei foi invadida por assaltantes que levaram, na época, todo equipamento de informática e aparelhos de ares-condicionados do local, além de destruírem portas e janelas. Na mesma época, o PSF do Jardim União também foi invadido por criminosos.
Neste último fim de semana, as unidades foram novamente “alvo” dos assaltantes, que levaram equipamentos de informática, equipamento médico (como medidor de pressão), e oito aparelhos de ares-condicionados, todos do PSF do Jardim União.
Funcionários relataram que os bandidos ainda desligaram a energia elétrica do local fazendo com que todas as vacinas armazenadas na geladeira do PSF se perdessem. “Perdemos todas as vacinas. Nós não temos condição de atender nenhum paciente, e quem sofre com isso é o cidadão de bem que busca nessa e em outras unidades atendimento e acaba não conseguindo por ações desses marginais”, disse uma servidora.
Já na Unidade Básica de Saúde da Cohab Cristo Rei, servidores relataram que os assaltantes levaram apenas um botijão de gás, além de jogarem vários equipamentos médicos e material de limpeza nos fundos do posto de saúde. “Eles não levaram mais nada porque o que tinha aqui já roubaram em dezembro”, declarou uma funcionária da unidade.
Os servidores das unidades reclamam da falta de segurança nos locais. “Nós não temos nenhum tipo de segurança nos fins de semana. Os vigias que trabalham aqui, trabalham como querem, e quando nós cobramos deles junto à Secretaria de Saúde ninguém faz nada”, apontou.
Eles reivindicam ainda a presença da Guarda Municipal para realizarem patrulhamento nos postos de saúde. “Com a Guarda Municipal presente acreditamos que não seriamos mais vítimas de assaltos”, finalizou a servidora.
Outro Lado – Ao VG Notícias o superintendente de Atenção Básica do município, Geovane Renfro, disse que irá analisar os Boletins de Ocorrências (B.O) dos assaltos ocorridos nas unidades de saúde para depois se pronunciar.
Confira abaixo fotos do estado que ficou a Unidade Básica de Saúde da Cohab Cristo Rei após o assalto deste fim de semana:
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).