Após a forte tempestade que atingiu Cuiabá na tarde – noite de terça-feira (08.04), a Capital amanheceu nesta quarta-feira (09) contabilizando os prejuízos e impactos sofridos. A chuva intensa provocou alagamentos em vias públicas, invadiu casas, comércios, danificou prédios e deixou moradores em estado de alerta.
Dois dos locais mais afetados foram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Leblon e o Shopping Popular. Na UPA, a força da água derrubou o muro lateral e comprometeu os atendimentos médicos, vídeos gravados por pacientes mostram a correnteza invadindo a unidade de saúde.
Leia matéria relacionada - Chuva intensa alaga UPA do Jardim Leblon, e muro desaba em Cuiabá
Já no centro comercial, inúmeros lojistas sofreram com perdas de produtos, visto que a água no local chegou na altura do joelho. Segundo o presidente do Shopping Popular, cerca de 30% das lojas foram afetadas, demais números serão avaliados durante essa quarta-feira.
Leia matéria relacionada - Forte chuva alaga Shopping Popular e comerciante diz: "Perdemos tudo novamente"
A região em volta do Shopping Popular também sofreu com danos, inclusive uma loja de suplementos – anexa ao Posto Idaza. Outro ponto atingido na Capital foi o Pantanal Shopping, onde o centro de compras foi tomado por água.
Leia matéria relacionada - Shopping Pantanal fica alagado após forte chuva na Capital
Segundo informações da assessoria de Defesa Civil de Cuiabá, a avenida Fernando Corrêa da Costa e os bairros Boa Esperança, Pedregal, Renascer, Prainha e Miguel Sutil ficaram sob monitoramento, bem como uma casa que desabou no bairro Dom Aquino. Preliminarmente, há uma estimativa de que 100 famílias foram afetadas, tendo foco principal no bairro Pedregal.
A tempestade também provocou prejuízos em prédios residenciais. Em um condomínio, a estrutura da garagem cedeu com a força do vento e da água, danificando veículos. Parte do forro da Assembleia Legislativa caiu durante o temporal, sem registro de feridos.
Alerta continua
Com a previsão de mais chuvas para os próximos dias, as autoridades reforçam o alerta para que a população evite áreas de risco, principalmente próximo de córregos e locais com histórico de alagamentos.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de mais chuva ao longo do dia, com alerta para precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos de 40 a 60 km/h. O aviso indica risco de alagamentos, queda de galhos, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.
Leia também - De “fanfarrão” a “salvador do Brasil”: a reviravolta de Pivetta em relação a Bolsonaro
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).