Sete municípios de Mato Grosso estão entre os 100 do país com maior dinamismo no mercado de trabalho, segundo levantamento da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), feito a pedido do jornal Estadão, e divulgado pelo Governo do Estado.
Na lista das cidades ligadas ao agronegócio que ampliaram a quantidade de empregos formais em 2020, constam os municípios de Mato Grosso: Campo Verde, Querência, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Sapezal, Sorriso e Barra do Bugres. Segundo divulgação, eles ocupam, respectivamente, na lista as seguintes posições: 22º, 60º, 67º, 69º, 77º, 95º e 100º lugar.
Já cinco dos sete municípios são destaque na produção de soja, são eles: “Sorriso é o primeiro produtor, com 2,2 milhões de toneladas nesta safra; Nova Mutum produziu 1,4 milhão de toneladas; Sapezal produziu 1,2 milhão de toneladas, Querência, 1,1 milhão de toneladas e Campo Verde, que produz 753 mil toneladas. Mirassol D’Oeste é um município com aptidão para pecuária e Barra do Bugres tem produção de cana-de-açúcar e usina”.
Conforme divulgado, para chegar à lista, foi considerado “o estoque de emprego formal dos municípios pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério da Economia, e cruzou essas informações com os micro dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) até setembro” e municípios com menos de cinco mil postos formais de trabalho no fim de 2019 foram excluídos do levantamento.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).