A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) irá equipar hospitais de Mato Grosso com sacos impermeáveis que serão utilizados para acondicionar corpos de vítimas da Covid-19, bem como daqueles que não tiveram a causa da morte declarada e são suspeitos de terem sido infectados com o novo coronavírus. A informação é do secretário da pasta, Gilberto Figueiredo.
Ao todo, a SES adquiriu 10 mil sacos impermeáveis, de cinco tamanho diferentes: recém nascidos e adultos P, M, G e GG. Esses serão distribuídos para 11 hospitais regionais, 55 hospitais municipais, bem como ao Serviço de Verificação de Óbitos.
Os hospitais regionais que receberão esses equipamentos são dos municípios de Água Boa, Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo, Cuiabá, Colíder, Cáceres, Alta Floresta, Sorisso, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.
A compra do equipamento de proteção individual e coletiva foi realizada com o objetivo de atender às normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que publicou a nota técnica nº 04/2020, definindo a adoção de medidas protocolares para acondicionamento de corpos após a morte.
“Esse saco é para garantir a proteção dos profissionais que vão manipular o corpo e para atender as normas estabelecidas pela Anvisa no país”, disse.
De acordo com o secretário, os corpos deverão ser mantidos nesses sacos desde o falecimento até que se tenha a definição do laudo, ou até o momento em que for realizado o sepultamento.
A mesma medida será adotada com pessoas que faleceram fora de unidades hospitalares. Conforme explicação de Gilberto Figueiredo, nesses casos os corpos serão encaminhados ao Serviço de Verificação de Óbitos, onde serão realizadas investigações para se definir a causa da morte e, só então, serão encaminhados às funerárias.
Segundo o secretário, a medida é necessária porque "existem estudos mostrando que, mesmo depois do óbito, os corpos continuam tendo capacidade de contaminar outras pessoas", pontuou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).