Diagnosticada com prolapso uterino há três anos, a idosa Benedita Procopia da Silva, 78 anos, enfrenta momentos angustiantes no Pronto-Socorro de Várzea Grande (PS/VG). Em denúncia, na tarde desta quinta-feira (27.02), as filhas da idosa explicaram que atualmente o estado de saúde é considerado grave – uma vez que os rins e intestinos estão sendo afetados.
Conforme informado por uma das filhas, Andreia Meira, Benedita está há mais de três anos aguardando na fila de espera para conseguir a cirurgia de prolapso uterino – considerado atualmente de nível três.
“Minha mãe está internada no PS/VG e aguarda a mais de três anos na fila para conseguir a cirurgia e até agora nada. Como não conseguem marcar a cirurgia, vão liberar ela para voltar para casa, mais uma vez. Ela está com o útero para fora a mais de dois anos”, relatou Andreia.
A paciente foi internada no último sábado (22), inicialmente em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas devido à gravidade do caso foi transferida para o PS/VG, na terça-feira (25).
Ainda de segundo Andreia, o PS/VG pretende mandar Benedita para casa por não haver urgência em seu caso – por não ser caso de morte. “Estamos desesperados, pois não tem como levarmos ela para casa nesse estado. Ela precisa dessa cirurgia urgente, mas o PS/VG alega que não há essa urgência, porque não é caso de morte”, desabafou.
Além do sofrimento de aguardar pela cirurgia, Benedita enfrenta outro problema enquanto está internada: más condições da unidade. Cecília, outra filha da idosa, enviou imagens ao mostrando a situação do local. Na enfermaria em que elas aguardam por um posicionamento médico, o ar-condicionado está 'aberto' e pingando muita água, fazendo com que a cama fiquei praticamente no meio do cômodo.
Outro lado
O entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Saúde de Várzea Grande, pedindo um posicionamento sobre a situação, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta. Espaço segue aberto para novas manifestações.
Leia também - Coordenador da UPA do Ipase será exonerado após autorizar esterilização de materiais de hospital particular
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).