Uma jaguatirica foi encontrada atropelada nesta quinta-feira (27/02) em Poconé, a 104 km de Cuiabá, na rodovia MT-370, que liga o município à região de Porto Cercado, no Pantanal mato-grossense. O animal foi encontrado por um homem que passava pelo local, já sem vida, próximo ao acostamento da via.
Na imagem registrada pelo motorista, é possível observar que o felino sofreu ferimentos graves, com parte das vísceras expostas, a suspeita é que ele tenha sido atropelado.
Um morador da região entrou em contato com a reportagem do e expressou sua preocupação com a expansão das estradas na área, afirmando que “vai acabar com o Pantanal”.
“Imagina que ligar Poconé a Mato Grosso do Sul, né? Pantanal já tá acabando aos poucos, aí se ligar aí que vai acabar. Os nossos ribeirinhos vão ter paz, os pequenos fazendeiros que moram no Pantanal não vai ter paz também, e muitos bichos vão morrer. Vai chegar o progresso? Vai, mas vai acabar capaz de Poconé também. Fica a dica aí para os políticos de Poconé.
A reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e a Secretária de Meio Ambiente (Sema) e com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) que informaram que não foram acionadas para atender à ocorrência.
O animal, de porte médio e comportamento solitário, é noturno e se alimenta de roedores, répteis, aves e peixes. No Brasil, a jaguatirica pode ser encontrada em diversos biomas, como a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado, o Pantanal e os Pampas.
Leia também- Assalto no bairro Ipase em Várzea Grande termina com suspeito preso pela PM
De acordo com a World Animal Protection, a jaguatirica é considerada uma espécie em crescente risco devido à perda de habitat, caça ilegal e atropelamentos em rodovias.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).