Em consulta pública realizada nesta quarta-feira (26.02) na Escola Estadual Fernando Leite de Campos (Centro), pais e alunos rejeitaram a proposta de militarização da instituição. Com 510 votos contra e 217 a favor, a consulta foi promovida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT).
Além disso, a Escola Professora Vanil Stabilito (Centro Sul) também está passando pelo processo de consulta pública sobre a possível militarização da unidade.
De acordo com informações obtidas pela reportagem do , a votação teve seu tempo reduzido no período da noite, durando apenas uma hora, o que impediu cerca de 200 responsáveis e alunos de registrar seu voto. O placar final da consulta foi de 510 votos contra, 217 a favor, 6 nulos e 2 brancos.
O Governo de Mato Grosso pretende transformar 31 colégios estaduais em escolas cívico-militares em 2025. Para isso, foram abertos editais de chamamento para a aprovação da conversão das escolas para esse modelo, publicados no Diário Oficial no último dia 17.02. Meio onde os participantes puderam manifestar sua opinião sobre a proposta de conversão de cada escola de Várzea Grande para a gestão cívico-militar, escolhendo entre as opções “Aprovo” e “Não Aprovo”, conforme as orientações delineadas no edital.
Leia também-Hospital em VG que mandou esterilizar materiais na UPA funciona sem alvarás
Em Várzea Grande, além da Escola Estadual Fernando Leite de Campos e da Escola Professora Vanil Stabilito, também estão sendo consideradas para a conversão as unidades Professora Adalgisa de Barros, Miguel Baracat, Irene Gomes de Campos, Deputado Salim Nadaf e Ernandy Maurício Baracat de Arruda.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).