O Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana, Limpeza Pública, Áreas Verdes e Ambiental de Mato Grosso (Sindilimp-MT) notificou na manhã de terça-feira (24.09) as empresas LIMPURB – Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana e Locar Saneamento Ambiental LTDA., além da Prefeitura de Cuiabá, sobre as condições de trabalho oferecidas aos agentes de limpeza urbana.
Na notificação, o sindicato solicita que os órgãos trabalhistas adotem medidas administrativas para garantir o cumprimento da convenção coletiva de trabalho do setor de limpeza urbana em Cuiabá e do acordo firmado com a Locar.
Os funcionários da Locar Saneamento Ambiental LTDA., localizada no bairro Vila Arthur, em Várzea Grande, estão reivindicando melhores condições de trabalho.
Entre as principais reclamações estão o atraso frequente no pagamento de salários e benefícios, como o FGTS, a precariedade da frota de veículos, e a exaustão física e mental.
Em uma denúncia recebida pelo , um trabalhador relatou que, em várias ocasiões, as equipes são reduzidas, com apenas duas pessoas, o que aumenta significativamente a carga de trabalho.
Em resposta, a assessoria de imprensa da Locar negou as acusações. Segundo a empresa, uma decisão emitida na segunda-feira (23) pelo desembargador federal do Trabalho, Aguimar Martins Peixoto, proíbe qualquer paralisação por parte do sindicato, alegando que as reivindicações não correspondem à realidade.
A empresa afirmou que não há problemas com salários atrasados ou benefícios não pagos, explicando que, embora não haja um dia fixo para o pagamento, este é realizado dentro de cinco dias úteis, conforme comprovado pelo Tribunal Regional do Trabalho. Segundo o empresário, em alguns dias mais de 40 funcionários não vão ao trabalho.
Quanto à redução de equipes, a assessoria alegou que faltas simultâneas de funcionários prejudicam os demais trabalhadores, mas destacou que isso não ocorre com frequência, pois o número de colaboradores é maior do que o necessário.
“A Locar deveria operar com 18 caminhões no turno diurno e 18 no noturno. Entretanto, estamos operando com 23 caminhões por turno, além de dois veículos de reserva, o que representa um aumento de mais de 23% em relação ao exigido, assegurando a continuidade do serviço de coleta de resíduos em toda a cidade”, afirmou a empresa.
Sobre as condições dos veículos, que, segundo a denúncia, seriam sujos e insalubres, a Locar informou que a manutenção é feita de forma preventiva e contínua, com inspeções regulares para garantir que os caminhões estejam em plenas condições operacionais.
Referente ao envolvimento da LIMPURB – Nota à Imprensa
Com relação à demanda de atrasos no pagamento do benefício de FGTS, a Empresa Cuiabá de Zeladoria e Serviços Urbanos – Limpurb, esclarece:
- A Limpurb está realizando os repasses financeiros regularmente para a empresa Locar - Serviços Terceirizados;
- Vale ressaltar que, referente aos pagamentos de benefícios previdenciários e direitos do trabalhador, como o caso do FGTS, a responsabilidade administrativa é inteiramente da empresa prestadora de serviço.
Leia também - Justiça manda Abilio apagar vídeo sobre suposta "queda" de Botelho nas intenções de voto
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).