A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop (a 503 km de Cuiabá) lançou nesta terça-feira (22.03) o projeto SinopÓleo, para coleta de óleo usado nas escolas municipais.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Ivete Malmann, o projeto será executado em parceria com a empresa Nutrihorto devidamente licenciada, que fará a instalação dos pontos de coleta. São parceiros das ações a Inpasa, Águas de Sinop e Nutrihorto Agroindústria.
“Cada litro desse óleo coletado será revertido em ajuda financeira para as instituições. É um projeto fantástico de educação ambiental, de suma importância para levar conscientização nessa semana dedicada ao Dia Mundial da Água”, esclareceu a secretária de Meio Ambiente.
Leia também: Fábio garante resolver desconfortos, criar Diretório do União Brasil e focar na "filiação de lideranças"
A empresa Nutrihorto irá efetuar o pagamento de R$ 2 por litro coletado, além de fornecer todo o material orientativo. “Onde tiver esse óleo, nós vamos buscar e dar um destino para ele”.
SinopÓleo - O material será recebido em garrafas pet nas escolas municipais participantes, depois será transformado em biocombustível, feito em óleo de cozinha usado. A Prefeitura ressalta, que do óleo também saem subprodutos como a glicerina incolor, para uso na cosmética ou indústria. “Ainda ficam as sobras, como o óleo de coloração preta, que pode ir para queima em caldeiras industriais, e os resíduos em pó que podem ser usados na indústria de ração animal. Esse trabalho representa 65% menos emissão de CO2.”
Com informações da assessoria
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).