A secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande (SEMMADRS/VG) contabilizou de maio a dezembro de 2015 460 fiscalizações, sendo a maior parte delas, 51% realizadas por iniciativa da própria pasta. As ações que geraram multas que renderam aos cofres municipais pouco mais de R$ 1 milhão, foi em razão das penalidades aplicadas a 14 empreendimentos que de alguma forma infringiram a legislação ambiental.
Das 460 fiscalizações, 14,35% delas foram demandadas pelo Ministério Público Estadual (MPE), 8,48% da Delegacia do Meio Ambiente, 12,17% advindas pela população e 13,91% do total geradas pela Ouvidoria municipal e o restante (51,09%), foram feitas pela própria Secretaria. Considerando o período de 8 de maio até o dia 29 de dezembro do ano passado que soma 236 dias, equivale a quase duas fiscalizações por dia, inclusive aos sábados e domingos.
Como explica a secretária de Meio Ambiente, Helen Farias Ferreira, o trabalho foi realizado com muito comprometimento e seriedade. “Queremos uma Várzea Grande ambientalmente correta e mais consciente nas práticas ambientais. A cidade possui áreas que são pontos de lazer ao ar livre, com contato com o meio ambiente e todos, empresas, população devem respeitem as normas ambientais, especialmente as áreas de preservação permanente, as reservas, além de promover o descarte de resíduos em locais apropriados, o que melhora a ambiência saudável da cidade”, destaca.
Das fiscalizações, 70 delas foram direcionadas ao segmento de estética automotiva, os chamados lava jatos. Outras 15 foram feitas em revendas de gás de cozinha, o GLP. Frentes de inspeções foram abertas em empreendimentos instalados ao longo da Avenida da FEB, onde 60 vistorias foram realizadas. Áreas verdes receberam atenção especial com sete vistorias, 19 vistorias em áreas de preservação permanentes. Operações noturnas, em conjunto com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal, foram realizadas durante 90 dias e se estenderam por 30 finais de semanas.
Todas as operações resultaram em cinco conduções à Delegacia, 14 empreendimentos multados e outros 16 empreendimentos embargados.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).