O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), sancionou a lei que denomina a praça localizada na rua Josefina Stefham esquina com a rua Professora Juvenilia M. de Oliveira, no Pirineu, como “Praça João Baracat”, em homenagem a uma das figuras mais marcantes e históricas de Várzea Grande, João Baracat, irmão da ex-prefeita Professora Sarita Baracat.
Nascido em Damasco, Sudeste da Síria, João migrou para o Brasil aos 3 anos, com seus pais, Miguel Baracat e Warda Zain Baracat. Casou-se com Edna de Melo Baracat em 1953, com quem teve 20 filhos, incluindo 12 adotivos.
João Baracat iniciou sua carreira como professor no Liceu Cuiabano e auxiliava nas entregas de mercadorias da empresa familiar, que contava com três kombis.
Contudo, movido pelo espírito empreendedor, buscou a independência financeira transportando mercadorias para Corumbá, aproveitando as viagens para adquirir produtos para revenda em Cuiabá e Várzea Grande. Essa persistência o levou a abrir seu primeiro estabelecimento de secos e molhados na avenida Couto Magalhães, em Várzea Grande.
Além do comércio, João nutria paixão pela música, fundando uma orquestra que se apresentou por todo o Mato Grosso. Posteriormente, expandiu seus negócios com a abertura das “Lojas Baracat”, um comércio de tecidos, confecções e armarinhos, onde envolveu seus filhos na gestão do negócio desde cedo.
Como empreendedor nato, tornou-se representante da Copa Gás e da Souza Cruz em Várzea Grande, presidiu o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), contribuindo para sua organização e coordenação. Ainda no campo empresarial, inaugurou uma gráfica e o Jornal Olho Vivo na cidade.
João Baracat também se destacou pelo seu papel social, adquirindo terras para o desenvolvimento do Loteamento Eliane Gomes, atual 13 de setembro, e outros três loteamentos, totalizando mais de sete mil lotes, muitos dos quais foram doados a pessoas em vulnerabilidade.
O vereador Carlos Martins de Figueiredo, autor da lei, ressalta que João Baracat foi peça fundamental no crescimento de Várzea Grande, promovendo emprego e liderando diversas iniciativas sociais.
João Baracat faleceu aos 89 anos, na madrugada de 07 de julho de 2020, devido a um enfisema pulmonar.
Leia também: Ministério da Saúde vai retomar 129 obras paradas em MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).