O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito civil para apurar os impactos cumulativos e sinergéticos causados pela construção de quatro Usinas Hidrelétrica no rio Teles Pires em Mato Grosso.
De acordo com a portaria, assinada pelo procurador da República, Erich Raphael Masson, reunião realizado no último dia 24 de outubro deste ano, entre membros do MPF, Ministério Público Estadual (MPE) e Fórum Teles Pires, foi apontado a necessidade de identificar os impactos cumulativos e sinergéticos dos impactos ambientais causados pela construção das Usinas Hidrelétricas do Teles Pires, Colíder, São Manoel, e de Sinop (que ainda está em fase construção).
Conforme o promotor, o procedimento também irá apurar as medidas de recuperação e mitigação que estão aplicadas pelas empresas operadoras das hidrelétricas.
O procedimento está em fase de apuração e tramita em sigilo.
As Usinas Hidrelétricas
A Usina Hidrelétrica Teles Pires inaugurado em 2011, ela está localizada no Rio Teles Pires, afluente do rio Tapajós, na fronteira dos estados do Pará e Mato Grosso, a 945 km de Cuiabá. O local tem capacidade instalada de 1820 megawatts, sendo a maior usina do Complexo Teles Pires.
Inaugurado em 2014, a Usina Hidrelétrica de São Manoel também está localizada no Rio Teles Pires, entre Mato Grosso e o Estado do Pará. A unidade tem capacidade instalada de 700 megawatts, sendo a segunda maior usina do Complexo Teles Pires, situando-se entre os municípios de Paranaíta e Jacareacanga.
Usina Hidrelétrica Colíder foi inaugurado em março deste ano, a unidade também está localizada no rio Teles Pires, no norte do estado do Mato Grosso. A hidrelétrica tem potência prevista de 300 megawatts, dividida em três unidades geradoras, o suficiente para atender uma cidade com 850 mil habitantes.
Já a Usina hidrelétrica de Sinop fica localizada a 70 km ao norte da cidade de Sinop e está em fase de construção no Rio Teles Pires. Terá capacidade instalada de 401,88 megawatts, sendo a menor usina do Complexo Teles Pires.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).