O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar supostas irregularidades no Hospital Universitário Júlio Müller quanto ao atendimento de pacientes, agendamento de consultas e exames na unidade de saúde.
O inquérito foi instaurado pela procuradora da república, Samira Engel Domingues. O MPF informou que o inquérito está em fase de averiguação e não pode fornecer mais detalhes sobre as investigações.
Porém, conforme apurou o oticias foram protocoladas denúncias junto ao MPF reclamando da distribuição de senhas para atendimento de pacientes junto a unidade, no agendamento de consultas e exames, como também a regulação dos pacientes da unidade no Sistema Único de Saúde (SUS) e meios de comunicação com referido hospital.
Outro Lado – A assessoria do Hospital Júlio Müller enviou uma nota sobre o assunto. Confira a nota na íntegra:
O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh) esclarece que em março de 2019 atendeu à solicitação de informações do Ministério Público Federal (MPF) em relação à distribuição e controle de senhas, que são efetuadas pela Central de Marcação de Consultas e Exames da Unidade de Regulação Assistencial (URA), das 6h às 16h45.
O HUJM é essencialmente público, 100% SUS, atende usuários referenciados e a entrada é efetuada exclusivamente pelas Centrais de Regulação municipais. No hospital, o sistema de distribuição de senhas é informatizado por meio do Sistema de Gerenciamento de Atendimento (SGA). As filas são dispostas em grupos de serviços e as entregas de senhas preferenciais conforme preconiza a legislação vigente.
Uma vez regulado, o usuário possui o código fonte (“chave”) para autorização do serviço correspondente – internação, consulta ou exame – e após a entrada do usuário, os acompanhamentos são efetuados e lançados diretamente no cartão do usuário. Além disso, todos os atendimentos de retorno e continuidade podem ser visualizados no Sistema de Regulação do SUS (Sisreg), para controle da Central de Regulação e devida transparência do fluxo. O hospital também conta com sistema interno de controle – AGHU.
O HUJM mantém canais abertos para feedback e contato por meio da Ouvidoria e da Superintendência. A Ouvidoria pode ser contatada presencialmente no Ambulatório II, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, por telefone – (65) 3615-7205 –, correspondência (pelo CEP 78048-902), caixas de coleta distribuídas no hospital e internet (e-mail [email protected] e página da Ouvidoria no portal da Ebserh – www.ebserh.gov.br/ouvidoria ).
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