Neste sábado (02.03), acontece em todo o país o Dia D – Brasil unido contra a dengue. A mobilização nacional conta com a união do governo federal, Estados, municípios e de toda a sociedade para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema "10 minutos contra a dengue".
O controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti estão entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo e exige ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população mato-grossense.
A ministra da saúde, Nísia Trindade, convida a população mato-grossense a participar da mobilização. "E você que está no Estado do Mato Grosso se junte a nós neste grande Dia D contra a dengue. Nós estamos fazendo uma grande chamada para que você, sua família e toda sua comunidade possa se unir a nós nesse grande dia de mobilização contra a dengue", convida a ministra.
Atualmente, 17 unidades da federação estão com incidência de dengue 1 em níveis acima do esperado histórico. Dessas, 15 estão com tendência crescente e espera-se que essa tendência persista pelo menos até o final de março, em boa parte do país.
Desde o início de 2024 até agora foram notificados cerca de 973 mil casos suspeitos de dengue no país, com 195 óbitos confirmados. Em Mato Grosso, são 7,2 mil casos prováveis de dengue, com três óbitos confirmados.
O Ministério da Saúde reforça que a principal medida de prevenção é a eliminação dos criadouros do mosquito. Daí a importância de receber os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros.
Leia Também: PEC que isenta igrejas de imposto pode incluir partidos e sindicatos