Vinte bebês nasceram na Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo, em Várzea Grande, de 1º a 06 de janeiro de 2024. Dos nascidos, 16 são do sexo masculino e 4 do feminino, com quatro nascimentos apenas no dia 1º, sendo o primeiro às 00h52 por parto normal.
Gonçalo Barros, secretário de Saúde, destacou a maternidade como um positivo resultado na saúde municipal ao no sábado (06). A unidade atende não só moradores de Várzea Grande, mas também da baixada cuiabana e outros municípios do Estado.
Dos 20 bebês, 10 são de mães de Várzea Grande, 06 de Cuiabá, um de Santo Antônio do Leverger, um de Nobres, um de Brasnorte e um de Poconé, segundo dados do secretário.
Desde a implantação em 2021, a Maternidade Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo tornou-se referência em saúde da mulher e da criança, trazendo ao mundo mais de 3,6 mil crianças genuinamente várzea-grandenses em dois anos.
A unidade, com capacidade para 30 mulheres, abrange aquelas que passaram por cirurgias eletivas, além das demais gestantes.
Em 2022, foram registrados 1.272 nascimentos de várzea-grandenses legítimos, sendo 764 por partos normais ou humanizados e 515 por cesarianas, esta última realizada de forma humanizada, embora apresente algum risco por se tratar de cirurgia.
Leia também - STF deve oficializar em breve criação de novo município em MT; salários de prefeitos e vereadores serão discutidos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).