O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) fiscalizou mais de 100 produtos de cozinha em estabelecimentos comerciais de Cuiabá e Várzea Grande. Denominada Operação Cozinha Segura. A ação foi realizada entre os dias 19 a 23 de julho, simultaneamente em vários Estados do país, visando garantir segurança e proteção aos consumidores.
“Foram fiscalizados 20 itens e todos os produtos foram aprovados. O fato demonstra que o mercado está se adequando as exigências previstas conforme descrição das respectivas normas e regulamentos”, frisou a diretora de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Marli do Nascimento.
Outra exigência averiguada foi em relação às informações do fabricante, distribuidor ou importador que devem estar contidas no produto, pois são consideradas exigências que colaboram para que os produtos possam ser utilizados de forma segura, sem riscos para a saúde.
Marli ressalta que sem o selo e as informações obrigatórias o atendimento ao consumidor, em caso de reclamações, fica comprometido, uma vez que não há como rastrear o produto e penalizar o fabricante.
O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). (Com Gcom).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).