Em Mato Grosso 107 pessoas cometeram suicídio entre janeiro a maio de 2020, um aumento de 33.75% se comparado com o ano passado, que no mesmo período, 80 pessoas tiraram a própria vida. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Na Capital, o aumento também foi expressivo, Cuiabá registrou no período, 21 suicídios em 2020 e 10 em 2019, um aumento de 110%. Já em Várzea Grande, houve redução, foram quatro suicídios nos cinco primeiros meses de 2020, sendo que no mesmo período de 2019, foram sete mortes.
Leia Mais - Empresário tenta suicídio após ser flagrado funcionando academia, em VG
Segundo os dados da Sesp, nos meses de abril e maio foram quatro mortes em Cuiabá e uma em Várzea Grande, no mesmo período do ano passado, foram três mortes em Cuiabá e quatro em Várzea Grande. Em todo o Estado, foram 42 mortes em 2020 e 34 em 2019.
Os números preocupam durante à pandemia da Covid-19, um dos fatores é a depressão e, consequentemente leva ao suicídio. Especialistas consideram como fatores para “armar gatilho” da depressão, as perdas repentina de um emprego, a morte de um ente querido ou até mesmo a desilusão com um grande amor, bem como, o estresse e a solidão favorecida pelo isolamento social.
PEÇA AJUDA
O Centro de Valorização da Vida - CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo pelo telefone 188, email e chat 24 horas todos os dias.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).