O governo de Mato Grosso solicitou a devolução de quatro viaturas da Guarda Municipal de Várzea Grande, que estava em comodato ao município desde janeiro de 2015. O Termo de Cooperação foi assinado pelo então secretário de Segurança Mauro Zaque. O pedido de devolução foi feito à Prefeitura nessa segunda-feira (28.12).
Conforme o secretário municipal de Defesa Social, coronel Walter de Fátima Pereira, o governo deve devolver as viaturas ao município, porém, o contrato do Estado com a locadora está vencido e somente após a renovação é que o governo poderá assinar novamente convênio com a Guarda Municipal.
Pereira explicou à reportagem do VG Notícias, que a GM ficará apenas com três viaturas até a conclusão do processo licitatório para aquisição de três Pálios Weekend Adventure. Além dos veículos que serão adquiridos com recursos do município, o secretário destacou que a Guarda irá receber mais duas viaturas por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), feito pelo Ministério Público Estadual.
“A SESP prometeu oito viaturas por meio de convênio, e o município mais seis. Até fevereiro já devemos estar com os novos veículos adquiridos com recursos próprios. O processo licitatório é moroso, porque a administração tem que seguir todos os trâmites burocráticos, mas está bem encaminhado”, disse o secretário.
O secretário explicou que os coletes a prova de bala já foram comprados e até o final do mês devem ser entregues. Quanto à aquisição de armamentos, o município aguarda autorização do Exército para compra de 50 pistolas 380, e cinco mil cartuchos de munição 380 e mil calibre 38.
De acordo com Pereira, as únicas armas e munições que a Guarda Municipal têm foram compradas em 2002, na gestão do então prefeito Jaime Campos e sob seu comando (Walter de Fátima).
“A Guarda Municipal está passando por reestruturação. Estamos tendo todo respaldo da prefeita Lucimar Campos, mas na administração pública nem sempre conseguimos acelerar os procedimentos como gostaríamos. Recebemos uma Guarda toda desestruturada, e não é da noite para o dia que conserta as coisas. Mas já avançamos”, finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).