O projeto ambiental LEVO (Local de Entrega Voluntária de Óleo) realizado em escolas municipais de Várzea Grande, resultou na coleta de 1.105 litros de óleo de cozinha, somente em 2019. Além da coleta nas próprias unidades de ensino, os alunos também puderam contribuir levando às escolas o óleo utilizado em suas casas.
Devido ao sucesso, o LEVO terá continuidade ao longo deste ano. Ele é oriundo do projeto de Lei 4.466/19, de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal, Fábio Tardin (DEM). O objetivo é proporcionar a destinação adequada dos resíduos de óleo de cozinha, para que sejam reutilizados na produção de biodiesel.
Além disso, 30% do valor de comercialização do produto é destinado às escolas participantes. De acordo com a Lei, esse dinheiro deve ser utilizado em melhorias na própria unidade escolar.
Inicialmente, o projeto foi desenvolvido em 14 escolas, sendo a Apolônio Frutuoso da Silva, no bairro Alameda; Salvelina Ferreira da Silva; no Maringá II; Juvenília Monteiro de Oliveira, no Parque do Lago; Irenice Godoy de Campos Silva, Jardim dos Estados; Rita Auxiliadora de Campos, Parque Del Rei; Eliza Maria da Silva, Jardim dos Estados; Lenine Póvoas de Campos, Jardim União; Vereador Zeno de Oliveira, Distrito Pai André; Maria de Lourdes Toledo Areias, Praia Grande; Ary Leite de Campos, Jardim dos Estados; Profº Paulo Freire, Jardim Glória II; Mamed Untar, Centro Norte; Júlio Domingos de Campos, Capão Grande; bem como a Honorato Pedroso de Barros, no bairro Água Vermelha.
O Várzea Grande Shopping e a sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável também funcionam como pontos de coletas dos óleos de cozinha.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).