Em 2021, as famílias mato-grossenses sofreram com a seca intensa que atingiu vários municípios do Estado, deixando até mesmo rios secos, como foi o caso do Rio Bento Gomes, no município de Poconé (a 104 km de Cuiabá).
Moradores enviaram à reportagem do , vídeos mostrando o antes e o depois. No vídeo gravado em fevereiro de 2021, mostra o rio cheio, quando os níveis teriam acabado de restabelecer, e já nas últimas imagens, o rio está totalmente seco. Leia matéria relacionada - Rio Bento Gomes seca e castiga moradores de Poconé
Nesse período muitas pessoas que dependiam da água do rio, passaram dias lutando com o pouco que tinham. A Prefeitura precisou furar dois poços - como alternativa, para as famílias receberem água de forma intermitente.
No mês de setembro, nove municípios mato-grossenses decretaram situação de emergência por causa da seca e período de estiagem nas regiões.
Em Chapada dos Guimarães (a 68 km de Cuiabá), aproximadamente 5,7 mil moradores ficaram sem abastecimento regular de água potável na zona rural e foram assistidos de forma precária com o único caminhão-pipa da administração municipal.
Após meses de sofrimento e luta contra a seca, já a partir de outubro, as famílias passaram a lutar contra a fúria da chuva, que não dava trégua, caia sem parar e em questões de minutos, deixava tudo alagado, famílias ilhadas, e bens materiais perdidos.
Prefeituras se defendendo, jogando porcentagem da culpa dos alagamentos nos moradores, que jogam lixo nas ruas, que utilizam terrenos baldios para jogar móveis e materiais eletrônicos que não tem mais serventia em casa. Leia matéria relacionada - Colchão e lixos obstruem boca de lobo e forte chuva deixa creche alagada em VG
Ainda neste mês, moradores de Várzea Grande encaminharam vídeos à reportagem do , mostrando os estragos que a chuva causou nos bairros Novo Horizonte e Vila Arthur, deixando famílias em situação de desespero e completamente ilhadas. Leia mais - Chuva alaga casas e deixa moradores ilhados em Várzea Grande
No início desta semana o município de Confresa decretou situação de emergência devido os desastres causados por tempestades registradas nas últimas semanas. Leia mais - Chuva "castiga" Confresa e prefeito decreta situação de emergência
Para esse final de semana, o Clima tempo aponta que estão sujeitas a pancadas de chuva que podem ocorrer a qualquer hora e que podem ser de moderada a forte intensidade e até cair com muita força em pouco tempo. Em geral, a chuva vem com raios e pode ocorrer também vento forte.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).