Seis detentos foram flagrados tentando fugir por um túnel na Penitenciária Central do Estado (PCE), antigo presídio do Pascoal Ramos, em Cuiabá, maior unidade prisional de Mato Grosso, nesta quarta-feira (18.09). De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado (Sejudh), os presos foram localizados pelos agentes penitenciários no momento em que abriam os cadeados da cela 12 do raio 1. O túnel teria sido cavado por um detento nesta terça-feira (17).
Um dos detentos estava dentro do buraco quando o grupo foi pego em flagrante. Os outros cinco foram localizados pelos agentes no pátio da presídio.Todos eles foram levados, novamente, para as celas e, às 10h40, os agentes prisionais realizaram a contagem dos reeducandos.
A assessoria da Sejudh não soube informar até o fechamento desta reportagem como os detentos conseguiram escapar das celas já que todas estavam trancadas.
O túnel foi descoberto na segunda-feira (16) quando ainda estava inacabado, não dando acesso à parte externa da unidade prisional. Por conta dessa ação, como medida disciplinar, as visitas aos presos foram suspensas pelo período de 20 dias, a contar de segunda. Na ocasião, os agentes descobriram o buraco durante revista de rotina no raio 1.
Ainda segundo a Sejudh, os reeducandos devem ter iniciado a escavação no final de semana, já que, na quinta (11) e sexta-feira (12), os agentes prisionais tinham feito vistorias no raio onde estava sendo cavado o túnel e não haviam nada de anormal. A terra retirada com embalagens de garrafas pet estava sendo armazenada no banheiro da cela.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).