23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023, 10:15 - A | A

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023, 10h:15 - A | A

ausência de requisitos

Com parecer pelo arquivamento, CCJ da AL irá analisar pedido sobre abertura de CPI contra Sintep

Botelho encaminhou para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para emissão de um parecer

Adriana Assunção/VGN

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado Eduardo Botelho (União), seguiu o parecer da procuradoria da Casa de Leis e arquivou o pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), proposta pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL), contra Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). Porém, Cattani solicitou que a decisão seja analisada em Plenário, conforme previsto pelo Regimento Interno do legislativo estadual.

“Em relação a CPI do Sintep, eu encaminhei para a procuradoria, ela fez uma extensa justificativa, e eu não vou ler todo esse relatório. Eu vou ler apenas o parecer, que nos interessa: dentro do exposto opinamos pela ausência de requisitos constitucionais nos termos do requerimento apresentado para criação da CPI, então, eu como presidente encaminho para arquivamento”, declarou Botelho.

Ao requerer a apreciação em Plenário, Cattani alega a necessidade de “apurar possíveis irregularidades” na entidade e afirma que a Assembleia tem a prerrogativa de investigar qualquer servidor.

Leia mais: Sintep-MT alega que pedido de CPI contra entidade na ALMT quer "calar servidores"

“Como autor não vou discutir os méritos técnicos, mas essa Casa tem todo o direito pelo seu regimento de fazer uma investigação em qualquer entidade, que envolva servidores públicos, mas enfim, é um direito do parlamentar e do Regimento desta Casa, que leve ao Plenário e passe pela votação dos pares.”

Após a solicitação, Botelho encaminhou para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para emissão de um parecer a ser apresentado na próxima sessão ordinária.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760