A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nessa quinta-feira (07.08), que quatro municípios foram classificados como risco “muito alto” para a disseminação do coronavírus. São eles: Sorriso, Barra do Garças, Paranatinga e Arenápolis.
Estes municípios, devem manter as medidas previstas no Decreto n° 532, publicado na edição extra do Diário Oficial de 24 junho, que estabelece que os serviços não essenciais devem funcionar com no máximo 50% da capacidade de atendimento. Proíbe o atendimento presencial em órgãos públicos e adoção de canais de atendimento ao público não-presenciais. Também poderão adotar medidas mais restritivas do que as contidas no decreto estadual.
Segundo o Governo, os municípios em grau “alto” e “muito alto” de contágio devem manter medida restritiva, que considera a queda da média móvel de casos confirmados da doença e de hospitalizações, além da abertura de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Foram para a classificação de risco “alto”: Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Cáceres, Várzea Grande, Primavera do Leste, Jaciara, Sapezal, Mirassol D’ Oeste, Campo Novo do Parecis, Querência, Tangará da Serra, São Jose dos Quatro Marcos, Nova Mutum, Sinop, Vera, Alto Taquari, Brasnorte, Castanheira, Apiacás, Araguaiana, Planalto da Serra e Ponte Branca. Destes municípios, 16 estavam na classificação de risco “moderado” no boletim do dia (03.08), entre eles, Cuiabá e Várzea Grande.
Em cidades com risco alto de contágio, fica proibido: qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração, como shows, jogos de futebol, cinema, teatro, casa noturna e congêneres, festas e confraternizações familiares, ainda que realizadas em âmbito domiciliar. Setores não essenciais podem funcionar desde que obedeçam às medidas de distanciamento no atendimento e higiene e funcionem com no máximo 70% da capacidade de atendimento.
Fica mantido ainda o comércio pela internet, com entregas por delivery. Permanece a suspensão de aulas em escolas e universidades. O Decreto prevê ainda, que os municípios de Cuiabá e Várzea Grande devem adotar as medidas restritivas idênticas, correspondentes às aplicáveis ao que tiver classificação de risco mais grave.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).