Um internauta do enviou um vídeo em que mostra um cardume de arraias no rio Bento Gomes, localizado no município de Poconé (a 104 km de Cuiabá). A gravação foi realizada nessa segunda-feira (22.11). Veja vídeo no final da matéria.
Os animais são da espécie "Arraia-Fogo", conhecida também como “arraia-pintada” e “raia”, essa espécie é encontrada em ambientes de água doce, chegando a medir 100 centímetros de comprimento e meio metro de diâmetro. Os adultos podem facilmente pesar até 15 quilos.
Quanto ao seu aspecto visual, além do formato típico em forma de disco, o corpo tem as bordas bastante flexíveis para facilitar a locomoção. Os olhos estão localizados na região dorsal e a coloração varia muito, com manchas de diversas tonalidades para facilitar a camuflagem. Destaque para os tons de ocre e amarelo na região dorsal.
Em geral a arraia-fogo passa a maior parte do tempo semienterrada na areia ou na lama do fundo dos rios. Só os olhos e os espiráculos (abertura por onde circula o ar) é que ficam de fora. E é aqui que mora o perigo. Uma ferroada deste animal pode deixar uma pessoa debilitada de 1 a 3 meses. Não é só isso: o ferrão ainda causa necrose da pele na região afetada e muita dor.
As arraias-pintadas são animais normalmente solitários, que vivem entre 15 e 20 anos.
Leia Também - “Março Vermelho” é instituído para combater doenças infectocontagiosas e homenagear profissionais da saúde
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).