23 de Fevereiro de 2025
23 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 28 de Abril de 2023, 10:39 - A | A

Sexta-feira, 28 de Abril de 2023, 10h:39 - A | A

Evento

Assembleia sedia 3° Simpósio do Autismo e reúne autistas, familiares e profissionais da saúde

O 3° Simpósio do Autismo abordou o tema “Mais Informação, Menos Preconceito”

Izadora Fernandes/VGN

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) sediou nesta quinta-feira (27.04) o 3° Simpósio do Autismo que abordou o tema “Mais Informação, Menos Preconceito”, onde reuniu profissionais da saúde e educação, especialistas no tema, autistas e familiares.

A iniciativa do evento é do deputado federal Wilson Santos (PSD), mas o mesmo não pode participar, pois está em Brasília. Contudo, o representante do simpósio deste ano foi o coautor, deputado federal Júlio Campos (União).

Segundo Júlio Campos, o deputado Wilson foi um dos pioneiros que trouxe a luta dessa causa de grande importância ao conhecimento da assembleia.

“O deputado Wilson Santos é um dos grandes lutadores dessa causa, não se pode falar do debate do autismo aqui no Poder Legislativo sem lembrar da figura do deputado Wilson Santos, que foi um dos pioneiros dessa causa, e trouxe aqui ao conhecimento dos demais parlamentares e da sociedade mato-grossense a causa do autismo. E por isso, queremos dizer que agora sim a assembleia está fazendo o seu devido papel”, pontuou.

A presidente do Instituto Psicossocial Renascer do Autismo, Juliana Fortes, destacou que os professores precisam de mais apoio do Poder Público, Legislativo, Executivo e Judiciário, pois os mesmos não têm informações para lidar com algumas categorias. Por isso, é tão necessário debater sobre essas questões como o Autismo.

“Os professores sofrem por falta de apoio dos nossos poderes públicos, legislativos, executivos e judiciários, quanto acolherem esses professores, que muitas das vezes querem fazer o melhor para as famílias, mas não tem informação. O professor quando formou ele não foi preparado para lidar, e para trabalhar com autismo, com síndrome de down, cadeirantes, deficiência visual, surdo, libras. É preciso montar uma rede de apoio, para encontrar caminhos e mecanismos para encontrar de fato a inclusão”, finalizou.

Importante destacar, que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo, pelo menos 1 em cada 100 crianças apresentam sintomas do Transtornos do Espectro Autista (TEA).  

Leia mais - Fiscalização do TCE aponta falta de acessibilidade, lixos, fiação exposta e alimentos vencidos nas escolas de MT

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760