06 de Novembro de 2024
06 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 12 de Março de 2021, 20:31 - A | A

Sexta-feira, 12 de Março de 2021, 20h:31 - A | A

Punição - censura

Após Stringueta ser punido por expor Ministério Público, titular da Entorpecentes assume GCCO

Stringueta escreveu artigo criticando Ministério Público por compra de celulares e foi punido

Edina Araújo & Lucione Nazareth/VGN

eprodução Facebook

Vitor Hugo

Delegado Vitor Hugo assume GCCO

 

 

O delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) é o novo diretor da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) em Mato Grosso. Ele assumiu a GCCO na última segunda-feira (08.03), uma semana após o delegado Flávio Stringueta ter sido exonerado do cargo.

Stringueta foi retaliado em decorrência de um artigo que escreveu criticando o Ministério Público do Estado (MPE), por ter comprado mais de R$2,2 milhões em celulares com recursos públicos para os membros do órgão ministerial.

Leia mais 

O que importa nessa vida?

Diretoria da PC diz que não compactua com declarações de Stringueta sobre MP e o Judiciário

Delegado perde cargo após artigo contra compra de Iphones com dinheiro público

Fontes ouvidas pela reportagem do , afirmaram que as investigações já iniciadas podem ser paralisadas em decorrência de mudanças de toda equipe da GCCO. “O que se esperava era que pelo menos a diretoria geral da Polícia Civil nomeasse a delegada Juliana Chiquita Palhares, que era a substituta imediata no lugar de Stringueta, era o mínimo que poderia ocorrer. Mas nem sondada Juliana foi para substituir Flávio na GCCO. Simplesmente ela foi comunicada da DRE. Será que foi sexismo?”, questionaram as fontes ouvidas pela reportagem.

Flávio Stringueta foi exonerado do comando da GCCO pela Diretoria Geral da Polícia Civil, a fim de evitar “desgastes” com o Ministério Público. Porém, segundo fontes do , a Diretoria Geral deixou Stringueta “em banho maria”, sem nenhuma função, orientado a tirar licença médica como forma de “maquiar” uma resposta aos questionamentos levantados por alguns delegados que não viram com “bons olhos” a retaliação.

Toda equipe da GCCO que estava com Flávio Stringueta foi trocada, até o delegado Frederico Murta que estava à frente de investigações em curso contra organizações criminosas que atuam no Estado. Murta era visto como principal delegado responsável nas ações deflagradas em conjunto com a Polícia Federal e Polícia Militar. “Eles praticamente acabaram com os ataques a caixas eletrônicos. Mato Grosso se tornou referência nacional no combate a roubos de defensivos agrícolas’, observaram.

Outro lado: Ao , o delegado Vitor Hugo Bruzulato disse que assumiu a GCCO no início desta semana, e que foi convidado uma semana após o afastamento de Flávio Stringueta.

Bruzulato disse que conversou com Flávio sobre assumir o comando da instituição - e que a transição está ocorrendo de forma tranquila. Porém, evitou comentar o motivo da saída do delegado da GCCO.

Vitor Hugo disse ainda que conversou com a delegada Juliana Palhares – que assumiu a Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes em seu lugar para falar sobre as ações e investigações em curso.

Ele declarou que dará continuidade ao trabalho de investigação contra a atuação de organizações criminosas no Estado - e que as ações não sofrerão qualquer alteração, que as investigações em curso não serão prejudicadas.

A reportagem tentou falar com o delegado-geral, Mário Demerval, mas não houve retorno até o fechamento da matéria.

O que importa nessa vida parte 2?

 

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760