Após mais de 40 dias da greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), um mutirão será realizado a partir de segunda-feira (14) na tentativa de dar andamento aos processos que estavam parados no órgão, em Cuiabá e em cinco pólos do interior: Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres e Barra do Garças. O atendimento deverá ser prestado também durante o final de semana.
Durante a greve, cerca de 12 mil processos relacionados a veículos, sendo 3 mil em Cuiabá, ficaram parados. O mutirão visa reduzir os serviços, como emplacamento, lacração, vistoria, transferência, além de licenciamento de veículos. O mutirão será encerrado quando a demanda estiver normalizada.
O atendimento será feito por 170 servidores estaduais de outros órgãos estaduais, entre eles das secretarias de Segurança Pública (Sesp), incluindo bombeiros, policiais militares e civis; de Meio Ambiente (Sema), de Educação (Seduc) e de Fazenda (Sefaz). Eles devem receber capacitação até sexta (11). O treinamento será coordenado por funcionários do órgão.
Os servidores do Detran-MT encerraram a segunda greve do ano, que durou 44 dias, na terça-feira (8). A Justiça já havia determinado o fim da greve sob pena de multa ao sindicato da categoria. Também mandou bloquear as contas do Sindicato dos Servidores do Detran de Mato Grosso (Sinetran).
A paralisação começou no dia 26 de outubro e uma das principais reivindicações era a nomeação de aprovados no concurso público do órgão.
Queda de energia
Conforme o Sinetran, todas as atividades do Detran deveriam ter sido retomadas na quarta-feira (9). Porém, o Detran-MT informou que, na manhã de quarta-feira (09), devido à queda de energia, alguns computadores e o ar condicionado não funcionaram. O painel de senhas ficou inativo, mas o sistema operou normalmente.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).