O presidente da Companhia Mato-Grossense de Gás (MT Gás), Rafael Reis afirmou durante a assinatura do contrato de fornecimento de gás natural para o Estado de Mato Grosso, na manhã desta quinta-feira (26.09), em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, que é a primeira vez, após 15 anos, que o Estado tem um contrato de entrega firme. Com a obrigação de garantia de entrega, e que cria a segurança jurídica para todos os investidores e usuários do gás natural.
“Nós simplesmente fizemos a obrigação que já deveríamos ter feito desde do início da criação da MT Gás”, destacou.
De acordo com Rafael, a Companhia volta a atender os consumidores que já eram convertidos para gás natural, tanto quanto indústrias e veículos, estimados em 140 mil metros cúbicos (m³) mensal. “Essa é a demanda atual que nós temos de imediato”, afirmou.
Ainda existe um levantamento de uma curva de crescimento que pode chegar a R$ 1,5 milhão mensal até o começo do ano que vem. “Esse contrato é de dois anos, sendo renovado por mais 10 anos”, ressaltou o presidente da MT Gás.
A partir desse contrato firmado entre a Companhia Matogrossense de Gás (MT Gás) e a estatal boliviana Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB), os investidores poderão ter uma projeção de investimento. “Nós criaremos mecanismos. A intenção é criar uma rede de distribuição, novos mercados, é poder expandir a cadeia do gás natural”.
Ainda segundo ele, a uma chance inclusive, de tentar baixar o valor para o mercado mato-grossense do gás liquefeito de petróleo (GLP), que é o gás de cozinha.
Questionado quanto à segurança de uma conversão para o gás natural, Rafael afirmou que além de ser seguro, ainda haverá incentivadores para isso.
As indústrias e veículo que tiverem interesse de fazer a conversão poderão através Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT), conseguir uma linha de crédito de financiamento especifica para essas conversões. “Podem ficar tranquilos, porque agora nós temos 10 anos de segurança na entrega de gás”, finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).