Advogado e ativista social, Marcione Mendes de Pinho, 47 anos, destacou em entrevista exclusiva ao a importância do reconhecimento as pessoas com deficiência que praticam esportes, especialmente aqueles que participam de competições.
Participante da corrida VG RUN, organizada pelo Instituto Mais, Marcione ressaltou sua gratificação à organização do evento por entender o significado de inclusão e reconhecimento, não somente pelo fato da isenção na hora de inscrição, mas também na premiação feita em dinheiro aos primeiros colocados da categoria PCD.
Segundo o ativista social, a premiação, seja por meio de troféu ou dinheiro, é uma forma de incentivar os atletas PCD a continuarem praticando o esporte, ainda mais para aqueles que vivem disto.
“Habitamos muito por um espaço onde somos reconhecidos, não só pela inscrição, mas também pela premiação. Destacar e agradecer esse entendimento da VGRUN, na realização da corrida, em respeito a todas as pessoas que lá participaram e receberam premiação como incentivo, seja em dinheiro ou troféu, especialmente para nós que fomos em dinheiro. É um incentivo a mais para a prática do esporte, ainda mais aquele que vive do esporte, então, parabenizar o VGRUN por enxergar e quebrar esse paradigma e demonstrar realmente o valor e o respeito a todas as pessoas”, declarou Mendes.
Além disto, Marcione declarou que após a corrida VG RUN está sendo criada uma Associação Paradesporto em Cuiabá para incentivar ainda mais atletas PCD a participarem de corridas e outros esportes, visando mostrar que pessoas com deficiência podem participar, dentro do seu limite e com as acessibilidades possíveis, de todos os esportes que possam existir.
Ações sociais
Incentivador da prática esportiva, Marcione conquistou em 2015, através de um gesto público na época, 20 cadeiras de rodas para atletas PCD participantes da modalidade basketball, que atualmente são usadas no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.
O advogado, inclusive, participou do projeto de lei que garantiu gratuidade na inscrição para pessoas com deficiente na prática esportiva do Estado de Mato Grosso, maneira encontrada para incentivar mais pessoas a praticarem esportes.
Leia também - Parque novo Mato Grosso: Multiplicação dos milhões e muitas camadas de uma obra com pouco a oferecer
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).