O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), publicou na manhã desta segunda-feira (30.05), o Decreto n. º 29, que reajusta a tarifa de água e esgoto em 17,78%, no município. A nova tarifa passa a ser cobrada a partir do dia 1º de junho. O reajuste havia sido aprovado pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico em 09 de maio.
Leia matéria relacionada - Conselho aprova reajuste de água e esgoto de Várzea Grande em 17,78%; prefeito avalia
Conforme consta do decreto, o último reajuste tarifário pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG) ocorreu em 18 de janeiro de 2019. Nos anos de 2020 e 2021, em virtude da pandemia da Covid-19 não se aplicou qualquer reajuste ou reequilíbrio nas tarifas.
A Autarquia ainda justificou que as constantes elevações de preços de produtos considerados insumos essenciais para as atividades do DAE, tais como energia elétrica, produtos químicos, combustíveis, entre outros, estão comprometendo a saúde financeira do Departamento de Água.
“A tarifa cobrada deverá compreender: as despesas de funcionamento, operação e manutenção; as quotas de depreciação, provisão para devedores e amortização de empréstimos; a constituição de fundo de reserva para investimentos; eventuais cobranças de tributos que venham a incidir sobre os serviços e os investimentos para ampliação e modernização dos sistemas”, diz trecho do decreto.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).