O juiz da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, marcou para 11 de março de 2020 o depoimento da ex-primeira-dama do Estado, Roseli Barbosa (esposa de Silval Barbosa), sobre o suposto esquema de fraudes na Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), durante sua gestão e que teria causado prejuízo de R$ 8 milhões.
O esquema foi descoberto no âmbito da Operação Arqueiro deflagrada em abril de 2014 pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).
No andamento processo, consta a delação premiada de Roseli Barbosa que detalha como que teria ocorrido o esquema de corrupção por meio de cursos de qualificação profissional.
De acordo com o MPE, de 2013 a 2014, empresas e institutos receberam do Estado aproximadamente R$ 8 milhões para executar programas sociais referentes ao “Qualifica Mato Grosso” e “Copa em Ação”, mas, as suspeitas são de que os institutos usavam "laranjas" e que os cursos prestados não teriam qualidade correspondente ao valor gasto.
As investigações começaram após a divulgação de erros grotescos em apostilas que estavam sendo utilizadas nos cursos de capacitação em hotelaria e turismo promovido pela Setas/MT.
Consta dos autos, que além de Roseli Barbosa serão ouvidos no dia 11 de março de 2020, o ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa, Sílvio César Correa de Araújo, e Silvaldo Antônio da Silva.
Confira os demais depoimentos:
Dia 13 de março de 2020, às 14:00 horas – ocasião em que serão interrogados os acusados abaixo registrados:
RODRIGO DE MARCHI
VANESSA ROSIN FIGUEIREDO
JEAN ESTEVAN CAMPOS OLIVEIRA
LIDIO MOREIRA DOS SANTOS
LUIZ ANTÔNIO MEDRADO DE QUEIROZ
Dia 16 de março de 2020, às 14:00 horas – ocasião em que serão interrogados os acusados abaixo registrados:
WILLIAN LUIZ DA SILVA
MURILO CÉSAR LEITE GATTASS ORRO
RICARDO JOSÉ MARQUES DOS REIS
ADILSON VILARINDO DE ALMEIDA
ROSANA GULARTE DOS SANTOS
Dia 17 de março de 2020, às 14:00 horas – ocasião em que serão interrogados os acusados abaixo registrados:
IDEVAN PIETRO GOMES LUZARDO PIZZA
JESUS ONOFRE DA SILVA
PAULO VITOR BORGES PORTELA
NILSON DA COSTA E FARIA
VALENTINA DE FÁTIMA DRAGONI
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).