02 de Dezembro de 2024
02 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2022, 08:39 - A | A

Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2022, 08h:39 - A | A

VOTOS Congelados

Com medo de perder mandato que nem assumiu, Juca do Guaraná pede para ser assistente contra ficha suja

No TSE, Juca pede para ingressar na ação como assistente simples

Rojane Marta/VGN

Declarado eleito deputado estadual pelo Tribunal Regional Eleitoral, mas correndo risco de não assumir o cargo, o vereador de Cuiabá, Juca do Guaraná (MDB), ingressou com pedido de intervenção na ação para descongelar mais de sete mil votos de candidato ficha suja. A ação tramita no Tribunal Superior Eleitoral.

Os votos congelados são de Gilberto Schwarz de Mello (PL), que disputou subjudice, ao ter a candidatura indeferida por ser ficha-suja. Ele teve as contas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do Tribunal de Contas da União (União)

Caso os votos sejam descongelados, o quadro de eleitos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso no próximo ano irá alterar, favorecendo o deputado Claudinei, que ficou na primeira suplência, e prejudicando o MDB, no caso, Juca do Guaraná Filho perderia a vaga.

No TSE, Juca pede para ingressar na ação como assistente simples e, em consequência, pugna pelo desprovimento do recurso ordinário, que pede o descongelamento dos votos. Além de Juca, o MDB, o PL e o delegado Claudinei pedem para fazerem parte da ação, como terceiros interessados.

“A depender do pronunciamento do TSE neste recurso ordinário, o Requerente poderá perder a cadeira de Deputado Estadual para a qual foi eleito no pleito de 2022, sendo diretamente atingido em sua esfera jurídica pelo provimento jurisdicional. É o que ocorrerá em caso de provimento do recurso ordinário interposto por Gilberto Schwarz De Mello. Noutros termos, o provimento do recurso retirará a cadeira do Parlamento estadual mato-grossense conquistada soberanamente nas urnas pelo Requerente. Daí emergir seu interesse jurídico, ante a demonstração da existência de relação jurídica integrada pelo assistente que será́ diretamente atingida pelo provimento jurisdicional” cita trecho do pedido.

Sobre o assunto:

Lewandowski diz que não há como desistir de recurso e vota para descongelar votos que tiram Juca do Guaraná da ALMT

MDB entra na “briga” por vaga de Juca do Guaraná: “Temos grandes chances”, diz Faiad

Candidato surpreende PL ao desistir de recurso para descongelar votos e tomar vaga de Juca do Guaraná

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760